segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROJETO MÃOZINHAS MÁGICAS



Projeto: Mãozinhas mágicas
BERÇÁRIO 1 - 2012
 

 

PROFª RAQUEL ADA DE SOUSA MIRANDA

PROFª LEIVA ROBERTA DE SOUSA MOTA

INTRODUÇÃO

 

A leitura para bebês é fundamental porque introduz a criança no mundo da linguagem e também nas características na identidade da sua cultura, compreendendo que o momento de leitura deverá envolver os livros, as parlendas, as músicas infantis, poesias, travas-línguas, entre outros registros e repertórios orais e culturais.

Segundo Silva (2005, p. 4), “O bebé aprende a falar porque ouve as outras pessoas a falarem. Para aprender a ler é necessário que veja e ouça as outras pessoas a lerem.”. Assim, temos como objetivo primordial o desenvolvimento dos educandos em todos os aspectos educacionais, é necessário então que busquemos atendê-los, considerando coerentemente as possibilidades para tais ações educativas.

Tão importante quanto garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas, é organizar ambientes convidativos, aconchegantes e singulares para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de interação com os colegas, professores e famílias.

A iniciativa de construir dois livros na sala para e com as crianças, constitui-se uma excelente oportunidade para fomentar o contato das crianças com os livros, criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras e músicas infantis.

Em suma, este projeto pretende fornecer algumas ferramentas de conhecimentos necessários para a iniciação dos alunos do Berçário I, do Centro de Educação Infantil Parque Figueira Grande, no mundo da leitura, da linguagem oral e escrita, da imaginação, da música, da cultura e da sociedade como um todo.

 


OBJETIVOS

·         Despertar o interesse dos alunos para a história infantil

·         Conhecer o livro e a história infantil

·         Relacionar as histórias contadas com a realidade cotidiana

·         Produzir um livro autêntico da turma em questão

·         Criar o hábito de escutar histórias

·         Favorecer momentos de prazer em grupo

·         Enriquecer o imaginário infantil 

·         Exploração com diferentes texturas

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, construindo sua autonomia e confiança; 
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites; 
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; 
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante; 
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; 
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita);
  • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;

 

 

CONTEÚDOS

IDENTIDADE E AUTONOMIA

  • Nome/imagem/identidade.
  • Formação do sujeito (pessoal e social).
  • Educação moral.
  • Interação com o meio.
  • Formação de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse, participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito ao próximo e justiça).

 

 

MOVIMENTO: ATIVIDADES RECREATIVAS

  • Físicas: pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar, levantar, deitar, rolar etc.
  • Motoras: modelagem, representação do corpo e outras imagens em massa de modelar, expressão corporal através da música, manipulação de instrumentos diversos para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar, recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.

MÚSICA

  • Músicas folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
  • Música popular brasileira
  • Músicas infantis (do universo escolar).

 ARTES

  • Pintura
  • Modelagem
  • Percepção visual e auditiva

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

·         Desenvolvimento da imaginação

·         Ampliação de conhecimentos

·         Contato com diferentes texturas

  • Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.
  • Jogos Verbais: reconto, rimas.
  • Conhecer: trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.

 MATEMÁTICA

  • Contagem de 0 a 3
  • Contato com as formas geométricas

 ESTUDOS DA NATUREZA E SOCIEDADE

  • Construção da identidade.
  • Características físicas.
  • Família.
  • Corpo humano (partes, cuidados, higiene etc.).
  • Órgãos dos sentidos.
  • Saúde e alimentação.
  • Animais.

TEMPO ESTIMADO 14 semanas

CRONOGRAMA

SEMANAS
DATAS
HISTÓRIAS
MÚSICAS
30/07 a 03/08
O cachorro
Cachorrinho está latindo
06/08 a 10/08
O gato
Não atire o pau no gato
13/08 a 17/08
O pintinho
Meu pintinho amarelinho
20/08 a 24/08
O jacaré
Eu conheço um jacaré
27/08 a 31/08
A borboleta
Borboletinha, tá na cozinha
03/09 a 06/09
A vaca
A vaquinha Mococa
10/08 a 14/09
O pato
Lá vem o pato
17/09 a 21/09
A galinha
A galinha pintadinha
24/09 a 28/09
O peixe
Se eu fosse um peixinho
10ª
01/10 a 05/10
A cobra
A cobra não tem pé
11ª
08/10 a 11/10
O sapo
O sapo não lava o pé
12ª
16/10 a 19/10
O macaco
Macaco sabido
13ª
22/10 a 26/10
O Elefante
Um elefante incomoda muita gente
14ª
29/10 a 09/11
Finalização da produção do livro

 


FAIXA ETÁRIA

·         A partir de 3 meses (BERÇÁRIO I)


MATERIAL NECESSÁRIO

·         Plásticos para pasta A3

·         Papéis color set coloridos

·         Papéis dobradura coloridos

·         Caneta ou lápis

·         Canetinhas coloridas

·         Tinta guache

·         Pincel

·         Cola

·         Tesoura

·         Sulfites coloridas

DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA

·         Organizar o ambiente para atividade de pintura com as mãos

·         O Passar tinta na mãozinha do bebê e “carimbar” no canson ou sulfite na posição correta de acordo com o animal escolhido

·         Proceder dessa maneira nas semanas seguintes e com os demais alunos

·         O Identificar o aluno, idade e data

2ª ETAPA

·         Escolher um momento todos os dias para contar a história selecionada

·         Organizar os bebês sentados em volta do professor

·         Cantar as músicas selecionadas com gestos e sons

·         Registrar todo o trabalho por meio de filmes e foto

3ª ETAPA

·         Montar a colagem em volta do desenho formado com a mãozinha do bebê

·         Plastificar cada página finalizada

·         Encadernar o livro completo


PRODUTOS FINAIS

·         Livros de história infantis e músicas

·         Sarau ou feira literária

·         Filmes e fotos

 

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e artística. Essa observação deverá compreender os seguintes itens: se,

·         Os alunos estão se interessando pela história infantil e pelo livro.

·         Os educandos estão aprendendo a manusear e conhecendo o livro infantil;

·         Há indícios, por parte dos alunos, de relação entre as histórias contadas e vivências cotidianas;

·         Os bebês estão desenvolvendo o gosto e o hábito de escutar histórias;

·         Os momentos de leituras são realmente prazerosos para todos os envolvidos;

·         Há sinais de desenvolvimento do imaginário infantil;

·         Os educandos estão desenvolvendo uma imagem positiva de si, a construção da autonomia e confiança em si mesmo;

·         Ocorre descobrimento e conhecimento progressivo de seu corpo, seus limites e potencialidades;

·         Acontece o estabelecimento de vínculos afetivos, troca e interação entre os adultos e os outros bebês;

·         Há desenvolvimento de atitudes de ajuda e colaboração;

·         A integração e exploração dos alunos com o ambiente demonstram atitudes de curiosidades;

·         Acontece progressão e desenvolvimento da expressividade por meio das diferentes linguagens;

·         Há apropriação e conhecimento das diferentes manifestações culturais.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.    Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Percursos de aprendizagens: A escuta ativa e a exploração musical – A Rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME/ DOT, 2011.

 

SILVA, Andrea Alves. Porquê Ler ao Meu Bebé?. Associação de Professores de Português/Associação de Profissionais de Educação de Infância.Ilustrações de Danuta Wojciechowska. Coordenação Editorial de Andrea Alves Silva. Portugal, 1.ª Edição, Janeiro de 2005.

 PRODUTO FINAL:
 

 

 

 






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário