Projeto: Mãozinhas mágicas
BERÇÁRIO 1 - 2012
PROFª RAQUEL ADA DE SOUSA MIRANDA
PROFª LEIVA ROBERTA DE SOUSA MOTA
INTRODUÇÃO
A
leitura para bebês é fundamental porque introduz a criança no mundo da
linguagem e também nas características na identidade da sua cultura,
compreendendo que o momento de leitura deverá envolver os livros, as parlendas,
as músicas infantis, poesias, travas-línguas, entre outros registros e
repertórios orais e culturais.
Segundo
Silva (2005, p. 4), “O bebé aprende a falar porque ouve as outras pessoas a
falarem. Para aprender a ler é necessário que veja e ouça as outras pessoas a
lerem.”. Assim, temos como objetivo primordial o desenvolvimento dos educandos
em todos os aspectos educacionais, é necessário então que busquemos atendê-los,
considerando coerentemente as possibilidades para tais ações educativas.
Tão
importante quanto garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde
bem pequenas, é organizar ambientes convidativos, aconchegantes e singulares
para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de
interação com os colegas, professores e famílias.
A
iniciativa de construir dois livros na sala para e com as crianças, constitui-se uma
excelente oportunidade para fomentar o contato das crianças com os livros,
criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras e
músicas infantis.
Em
suma, este projeto pretende fornecer algumas ferramentas de conhecimentos
necessários para a iniciação dos alunos do Berçário I, do Centro de Educação
Infantil Parque Figueira Grande, no mundo da leitura, da linguagem oral e
escrita, da imaginação, da música, da cultura e da sociedade como um todo.
OBJETIVOS
·
Despertar o interesse dos alunos para
a história infantil
·
Conhecer o livro e a história
infantil
·
Relacionar as histórias contadas com
a realidade cotidiana
·
Produzir um livro autêntico da turma
em questão
·
Criar o hábito de escutar histórias
·
Favorecer momentos de prazer em grupo
·
Enriquecer o imaginário infantil
·
Exploração
com diferentes texturas
- Desenvolver uma imagem positiva de si, construindo
sua autonomia e confiança;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu
próprio corpo, suas potencialidades e seus limites;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre
adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as
relações sociais, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos,
pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal,
musical, plástica, oral e escrita);
- Conhecer algumas manifestações culturais, de
interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
CONTEÚDOS
IDENTIDADE E
AUTONOMIA
- Nome/imagem/identidade.
- Formação
do sujeito (pessoal e social).
- Educação
moral.
- Interação
com o meio.
- Formação
de bons hábitos e costumes (solidariedade, cooperação, interesse,
participação, sociabilidade, confiança, afetividade, auto-estima, respeito
ao próximo e justiça).
MOVIMENTO: ATIVIDADES RECREATIVAS
- Físicas:
pular, saltar, correr dançar, andar em diferentes ritmos abaixar,
levantar, deitar, rolar etc.
- Motoras:
modelagem, representação do corpo e outras imagens em massa de modelar,
expressão corporal através da música, manipulação de instrumentos diversos
para favorecimento de ajustes a objetivos específicos como: encaixar,
recortar, empilhar, dobrar, escrever etc.
MÚSICA
- Músicas
folclóricas (cantigas de roda, de ninar etc.).
- Música
popular brasileira
- Músicas
infantis (do universo escolar).
ARTES
- Pintura
- Modelagem
- Percepção
visual e auditiva
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
·
Desenvolvimento da imaginação
·
Ampliação de conhecimentos
·
Contato com diferentes texturas
- Desenvolvimento
oral e ampliação do vocabulário.
- Jogos
Verbais: reconto, rimas.
- Conhecer:
trava-língua, parlendas, advinhas, poemas.
MATEMÁTICA
- Contagem
de 0 a 3
- Contato
com as formas geométricas
ESTUDOS
DA NATUREZA E SOCIEDADE
- Construção
da identidade.
- Características
físicas.
- Família.
- Corpo
humano (partes, cuidados, higiene etc.).
- Órgãos
dos sentidos.
- Saúde
e alimentação.
- Animais.
TEMPO ESTIMADO 14
semanas
CRONOGRAMA
SEMANAS
|
DATAS
|
HISTÓRIAS
|
MÚSICAS
|
1ª
|
30/07 a 03/08
|
O cachorro
|
Cachorrinho está latindo
|
2ª
|
06/08 a 10/08
|
O gato
|
Não atire o pau no gato
|
3ª
|
13/08 a 17/08
|
O pintinho
|
Meu pintinho amarelinho
|
4ª
|
20/08 a 24/08
|
O jacaré
|
Eu conheço um jacaré
|
5ª
|
27/08 a 31/08
|
A borboleta
|
Borboletinha, tá na cozinha
|
6ª
|
03/09 a 06/09
|
A vaca
|
A vaquinha Mococa
|
7ª
|
10/08 a 14/09
|
O pato
|
Lá vem o pato
|
8ª
|
17/09 a 21/09
|
A galinha
|
A galinha pintadinha
|
9ª
|
24/09 a 28/09
|
O peixe
|
Se eu fosse um peixinho
|
10ª
|
01/10 a 05/10
|
A cobra
|
A cobra não tem pé
|
11ª
|
08/10 a 11/10
|
O sapo
|
O sapo não lava o pé
|
12ª
|
16/10 a 19/10
|
O macaco
|
Macaco sabido
|
13ª
|
22/10 a 26/10
|
O Elefante
|
Um elefante incomoda muita gente
|
14ª
|
29/10 a 09/11
|
Finalização da produção do livro
|
FAIXA ETÁRIA
·
A partir de 3 meses (BERÇÁRIO I)
MATERIAL NECESSÁRIO
·
Plásticos para pasta A3
·
Papéis color set coloridos
·
Papéis dobradura coloridos
·
Caneta ou lápis
·
Canetinhas coloridas
·
Tinta guache
·
Pincel
·
Cola
·
Tesoura
·
Sulfites coloridas
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
1ª ETAPA
·
Organizar o ambiente para atividade
de pintura com as mãos
·
O Passar tinta na mãozinha do bebê
e “carimbar” no canson ou sulfite na posição correta de acordo com o
animal escolhido
·
Proceder dessa maneira nas semanas
seguintes e com os demais alunos
·
O Identificar o aluno, idade e data
2ª ETAPA
·
Escolher um momento todos os dias
para contar a história selecionada
·
Organizar os bebês sentados em volta
do professor
·
Cantar as músicas selecionadas com
gestos e sons
·
Registrar todo o trabalho por meio de
filmes e foto
3ª ETAPA
·
Montar a colagem em volta do desenho
formado com a mãozinha do bebê
·
Plastificar cada página finalizada
·
Encadernar o livro completo
PRODUTOS
FINAIS
·
Livros de história infantis e músicas
·
Sarau ou feira literária
·
Filmes e fotos
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta
das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e
interpretação de texto do aluno através da linguagem oral e artística. Essa
observação deverá compreender os seguintes itens: se,
·
Os alunos estão se interessando pela
história infantil e pelo livro.
·
Os educandos estão aprendendo a
manusear e conhecendo o livro infantil;
·
Há indícios, por parte dos alunos, de
relação entre as histórias contadas e vivências cotidianas;
·
Os bebês estão desenvolvendo o gosto
e o hábito de escutar histórias;
·
Os momentos de leituras são realmente
prazerosos para todos os envolvidos;
·
Há sinais de desenvolvimento do
imaginário infantil;
·
Os educandos estão desenvolvendo uma
imagem positiva de si, a construção da autonomia e confiança em si mesmo;
·
Ocorre descobrimento e conhecimento
progressivo de seu corpo, seus limites e potencialidades;
·
Acontece o estabelecimento de
vínculos afetivos, troca e interação entre os adultos e os outros bebês;
·
Há desenvolvimento de atitudes de
ajuda e colaboração;
·
A integração e exploração dos alunos
com o ambiente demonstram atitudes de curiosidades;
·
Acontece progressão e desenvolvimento
da expressividade por meio das diferentes linguagens;
·
Há apropriação e conhecimento das
diferentes manifestações culturais.
BIBLIOGRAFIA
Brasil.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
São Paulo (SP).
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Percursos de
aprendizagens: A escuta ativa e a exploração musical – A Rede em rede: a
formação continuada na Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação –
São Paulo: SME/ DOT, 2011.
SILVA,
Andrea Alves. Porquê Ler ao Meu Bebé?. Associação de Professores de
Português/Associação de Profissionais de Educação de Infância.Ilustrações de
Danuta Wojciechowska. Coordenação Editorial de Andrea Alves Silva. Portugal,
1.ª Edição, Janeiro de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário